quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

VFO DDS de 0 a 45MHz 1a parte

Ola amigos

Os programas para o arduino são em linguagem C e são relativamente simples.
Para desenvover um programa devemos colocar no papel o que desejamos, a maneira mais usual é com quadros sinóticos.
Na área de definições, escrevemos de qual tipo serão as variáveis, qual biblioteca usaremos etc.
Na área de setup, escrevemos quais parametros o programa vai trabalhar e geralmente iniciamos alguns dispositivos como a comunicação serial.
Na área de loop fica o programa que irá ficar infinitamente sendo lido e executado, segundo parametros definidos.

Uma outra forma de montar um programa é dividi-lo em partes e procurar executar uma de cada vez, eu como não conheço bem o arduino e estou aprendendo gosto deste modo de trabalho.

O programa inicial que vamos fazer é um VFO a DDS de 0 a 45MHz, com resolução de 1Hz, controlado por um controle remoto (comum de TV) e visualizado em um LCD de 2 linhas 16 caracteres (tipo1602). O processador pode ser o UNO ou o Nano (preferencialmente com conexão USB e cabo), o DDS poderá ser o AD9850 (R$35) ou AD9851 (R$45) os módulos podem ser encontrados no Ebay ou Aliexpress ou mercado nacional. O sensor de controle remoto eu retirei de uma TV sucateada, mas poderá ser o módulo IR disponível no mercado nacional.

Em termos de módulos devemos pensar que inicialmente devemos escrever o que é o aparelho e que fez ou é o proprietário.

Assim faremos nosso primeiro programa em C para o arduino.... no próximo tópico

73 de py2ohh miguel

Um comentário:

  1. eu py7jt..qra torres, parabéns Miguel! pela a iniciativa do blog.arduino4radio.eu moro em um sitio no sertão de Pernambuco entrei no Rádio amadorismo.[99]antes curujava o AM entrei em contato com um dos participantes das rodadas e fiz um QRP com 3 transistores utmo.BD139 dai para cá gosto de montagens se eu não monto mas acompanho quem monta á 3 meses através da internet e já olhei todas as suas montagem do Ararinha e acessórios estou recebendo um VFO.DDS.6BAD e vou precisar do seu auxílio forte! feliz natal e o ano que se inicia seja repleto de saúde e pás...

    ResponderExcluir